quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

E se eu não gostar do reflexo no espelho?

Sabe quando passamos em frente a um espelho e a imagem refletida nos incomoda? Não estou querendo dizer aquela imagem física e sim a que não pode ser vista através da imagem. Não é do corpo, do cabelo, da pele e sim do comportamento, sentimento, do estado de espírito.

Tem dias que acordamos radiantes independentes dos milhares de problemas que sabemos que teremos que enfrentar ao longo do dia. E outros dias, por mais que não tenhamos tantos problemas para solucionar, até nossa própria sombra nos incomoda.

Olhamos o reflexo e tentamos encontrar a solução dos problemas naquela imagem e cada vez que não conseguimos as respostas que gostaríamos de ouvir a imagem vai se distorcendo de tal forma que parece que a pessoa refletida ali é qualquer uma menos você. Tudo incomoda. Seu olhar que parece mais cansado, seu cabelo que perde o brilho, um sinal que você sempre teve no rosto, mas que naquele minuto parece ser a coisa mais irritante do mundo.

E com o passar dos dias você acaba evitando os espelhos. Não só os de casa, mas o da vida. Você acaba fugindo das reflexões, dos desafios, das superações, das soluções e passa a ser somente uma imagem distorcida daquilo que você já foi um dia. Tudo incomoda.

São pessoas que cobram uma postura de perfeição sua no trabalho, outras que acham que seu comportamento familiar deve ser de acordo com regras e normas ditados por todos, menos por você. Relações amorosas que sugam sua energia de viver, mas por mais culpa sua do que deles, afinal você está se deixando ser sugado. E essas pequenas coisinhas vão se acumulando junto aos problemas do dia a dia e fazendo com que o seu reflexo de si próprio se torne o pior dos pesadelos.

Você passa a não gostar de como você age, como você pensa, como fala, anda, come, se veste. Tudo passa a ser errado. E é nesse instante que você começa a tentar ser uma pessoa que você não é só para agradar as que vivem à sua volta. Você passa a tentar buscar um reflexo no espelho de uma utopia que nunca será conquistada.

Seus ideais passam a ser os ideais dos outros. Seu reflexo passa a ser o daquele que te critica. Por esse motivo toda vez que você olha no espelho nunca estará bem, bonito, arrumado, capaz de conquistar nada, nem ninguém. Porque o reflexo quevocê vê  é o idealizado pelos outros e não o que realmente você é ou poderia ser.

Não somos perfeitos. Deus o é. Sempre que olharmos para nós mesmos encontraremos erros e imperfeições, fraquezas, dificuldades. Somos humanos. E é nessa fraqueza que o poder de Deus se aperfeiçoa, quando estamos assim quebrantados, horrorizados conosco, nos colocamos diante Dele e suplicamos sua ajuda, sua graça, seu poder. E dessa forma o amor de Deus se manifesta em nós através de Jesus Cristo, nos acalentando, nos envolvendo, transformando nossa vida, não numa imagem perfeita, mas em alguém que foi regenerado por um amor indescritível que nos aceita como somos.

Quando se olhar no espelho lembre-se "não sou uma beldade, não sou perfeito, mas ainda bem que não sou, porque Deus guarda seus tesouros em vasos de barro, para que sua glória não seja dada a qualquer um". Seja envolvido por esse amor nessa tarde chuvosa e sinta-se aquecido pelo Seu calor afinal de contas...

Ele nos ama!
 

beijos

Nenhum comentário:

Postar um comentário